Caio César Cientista Político |
A corrupção é um processo estrutural e orgânico das sociedades. A visão aristotélica da ética produziu claramente seus possíveis efeitos e causas, dentro de quaisquer aporte institucional.
Trazendo-a para análise no Brasil atual, ela se dispersa junto a todos os blocos hierárquicos da constituição. Tão rapidamente chega aos governos, desconfigurando suas metodologias pautadas nas normas e leis vigentes, ética e moralmente constitucionais, impondo aos mesmos, suas políticas e ações exclusivamente subjetivas, fazendo do público o privado. A subversão cultural patrimonialista, a dialética sem essência da concepção do “politicamente correto”, e sociologicamente falando,a hierarquia constituída das e sobre as classes ", foram senão as causas principais de sua extraordinária venda "vantajosa" no mercado brasileiro. Hoje, tornou-se algo tão não só vendê-la, mas comprá-la e trocá-la, comum, que. antes de levarmos uma multa, já estamos pensando em um "toco" ou antes de chegar uma eleição já queremos escolher a quem vender o voto. Quem não já ouviu falar nos cantinhos privados e públicos de nossa sociedade as seguintes frases: Deixa comigo meu velho, depois a gente vê aí... ou fica tranqüilo meu chapa, comigo as coisas é rapidinho... ou e aí resolveu meu negócio? Se sim! Pode ir ali pegar com fulano... Parece tão fácil ser corrupto ou corruptível no Brasil que, para alguns, nem diante de toda esforçada educação ética e moral que tiveram de seus pais e escolas, estes objetos deixam de ser implantados. É como as fundamentações científicas, que tentam explicar as maneiras diversas do indivíduo que pode ou não desenvolver o câncer.
Sobre efeito analógico de análise é tão fácil perceber os atores corruptos no Brasil. Basta abrirmos e bíblia e perguntarmos a eles assim: Quem nunca trocou, vendeu ou comprou coisinhas meio assim... Que atire a primeira pedra! Dentre todas as frases do senso comum que ouço por aí, duas atualmente elevam-me a uma reflexão grande. Eis as sujeitas: O Brasil só tem um jeito... Jogando uma bomba, explodindo ele todo e depois reconstruí-lo, ou Só Jesus salva. Em tempos como estes onde políticos corruptos, acusam políticos corruptos e brasileiros depois de se corromper chamam esses corruptos de corruptos. É porque sem sombra de dúvidas estas frases acima citadas se sistematizadas aristotelicamente, os efeitos serão outros. Ou seja, É só pedir a Jesus Cristo que solte a bomba. Afinal, em tempos de crises e inversões de valores, até a ética o brasileiro conseguiu corromper? ou ainda existe uma luz no fim do túnel?
Nenhum comentário:
Postar um comentário